quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Modelo de Sequências didáticas

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
ESCOLA: Municipal Luiz Lazaro Zamenhof
PROFESSORA: Suely Portugal dos Santos
ORIENTADORA: Adelina Chaves Almeida
MUNICÍPIO: Eunápolis - Bahia

                             SEQÜÊNCIA DIDÁTICA
Gênero textual: Literatura infantil
Livro: Bichionário
Autor: Nelson José Machado
Ilustração: Dulce Osinski
Leitura deleite: A macaca que perdeu a banana
                          O lobo e os sete cabritinhos
                           A ovelha vermelha
                           O lobo e o cordeiro
                             Bichos que existem e bichos que não existem (poema)
Área/componente curricular: Língua Portuguesa
Ano/Série: 2º  e 3º ano Ensino Fundamental  I
Tempo estimado: oito aulas
Eixos:
v Oralidade;
v  Leitura;
v Produção de Escrita.
Conteúdos:
v Literatura infantil
v Música: o som dos bichos de Geraldo Amaral (cd adivinhe quem é)
v Sílabas;
v Rimas;
v Advinhas;
v Relação grafema/fonema
v Elaboração de frases;
v Ordem alfabética
v O fonema r/RR
v jogos
v Pinturas
Objetivo geral:

A partir da leitura do livro “o Bichionário” desenvolver habilidades e estratégias diversificada de leitura e escrita correlacionando todo o estudo com o desenvolvimento do processo de alfabetização/letramento.

Objetivos específicos:

v Levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre animais;
v Avançar no conhecimento sobre o funcionamento do sistema de escrita e na aquisição da leitura e da escrita convencional.
v Contar aos colegas sobre animais de estimação;
v  Ampliar o conhecimento sobre a variedade de animais;
v  Observar, registrar e comunicar algumas semelhanças e diferenças entre os animais.
v Ler para localizar informações;
v  Desenvolver o comportamento leitor e escritor durante o processo de produção textual;
v Ler capa de livro;
v Reconhecer a ordem alfabética e a sua função como elemento organizador;
v Descobrir o nome dos animais com base em algumas informações;
v Recorte e colagem de gravuras de animais;
v Elaborar advinha com nomes de animais cuja resposta seja letras;
v Localizar no alfabeto a letra que responde a advinha;
v Ler nomes de animais citados no livro;
v Brincar de imitar os sons dos animais;
v Ler texto de divulgação cientifica, mesmo que com ajuda do professor, para selecionar informações explicita;
v Interagir com os pares de maneira lúdica;
v Enriquecer seu vocabulário através da oralidade;
v Preencher a ficha do animal com base nas informações do texto;
v Elaborar frases sobre a necessidade de se salvar animais da extinção (o professor como escriba);
v Perceber a letra diferente de palavras semelhantes;
v Identificar quantidades de letras e sílabas nos nomes dos animais;
v Compreender as palavras como unidades autônomas de sentido;
v Encontrar palavras dentro de outra;
v Elaborar cartazes.

Recursos:
Quadro, piloto, cartaz, caderno, lápis, borracha, atividades xerografada, música, jogos, cartolina, Livros didáticos e para didáticos; Máquina fotográfica; Livros de literatura infantil; Cola Tesoura; fichas, figuras, dicionário.

SITUAÇÕES DIDÁTICAS/DESENVOLVIMENTO

1º MOMENTO

Apresentar o livro Bichionário, explorar a capa indagando:
  • O que vocês estão vendo?
  • Tem alguma imagem na capa?
  • O que está escrito na capa?
  • O que significa a palavra Bichionário?
  • Que tipo de personagens aparecerá nesse texto?
  • Quem escreveu esse livro?
Após análise da capa:
·       Ler o livro, mostrar a imagem de cada animal que representa cada letra do alfabeto;
·       Perguntar que animal está representando a letra B e as letras C, I, O, R e N?
·       Perguntar se já viram esses animais, ouvir o que eles têm a dizer sobre os mesmos;
·       Explicar como ele foi organizado, ou seja, em ordem alfabética;
·       Informar que a ordem alfabética é uma forma de organizar informações escritas de textos de uso cotidiano como: agendas, listas telefônicas, diários etc.
·       Dialogar sobre a forma como esta organização pode facilitar nossa busca e porque é importante saber a ordem das letras do alfabeto;
·       Mostrar dicionário deixar que eles observem a sequência das letras em ordem alfabética;
  • Aplicar atividades.
2º MOMENTO
·       Explicar a importância dos animais para o equilíbrio ecológico e para relação homem e natureza bem como a necessidade deles terem liberdade e cuidados.
  • Explicar aos alunos que ao longo das aulas eles aprenderão algumas semelhanças e diferenças que existem entre os animais;
  • Mobilizar o interesse deles com algumas perguntas, como por exemplo: Como é formado o corpo dos animais? Em que eles se parecem e se diferenciam? Será que todos têm quatro patas?
  • Fazer uma apresentação oral para explicar como os seres vivos podem ser classificados. Explicar que há animais que possuem diferentes formas de locomoção (caminham, voam, nadam e rastejam); de alimentação (herbívoros, carnívoros e onívoros) e que alguns são ativos durante o dia e outros à noite.
3º MOMENTO
  • Apresentar o vídeo com a música “som dos bichos” (you tube)
  • Mostrar imagens de alguns animais e pedir para que imitem o som de cada um.
·       Elaborar advinha com nomes de animais cuja resposta seja letras;
·       Localizar no alfabeto a letra que responde a advinha;
  • Aplicar atividade relacionada ao som dos animais;
4º MOMENTO
·       Ler texto de divulgação cientifica, com ajuda do professor, para selecionar informações explicita;
·       Preencher a ficha do animal com base nas informações do texto;
5º MOMENTO
·       Elaborar frases sobre a necessidade de salvar animais da extinção (o professor como escriba);
·       Construir um cartaz com as frases elaboradas.

6º MOMENTO
·       Identificar quantidades de letras e sílabas nos nomes dos animais;
·       Encontra em desenhos e colorir todos os animais que estão escondidos na floresta;
·       Escrever o nome dos animais que encontrou;
·       Organizar as letras do nome dos animais e escrever.

7º MOMENTO
·       Acompanhar com o dedo a leitura de duas versões da fabula o leão e o ratinho;
·       Circular o nome dos animais de acordo com a versão número dois;
·       Ligar as colunas formando casais de animais;
·       Numerar as frases de acordo com os acontecimentos da fabula (leitura das frases pelo professor);
·       Desenhar a fábula em quatro cenas.

8º MOMENTO
·       Fazer uma lista de fábula tendo o professor como escriba para o continho da leitura;
·       Encontrar dentro das palavras nomes de animais e desenhar os animais que encontrou;
·       Jogos Palavras dentro de palavras, Baralho letra inicial;

·       Elaborar cartaz na ordem alfabética “Bichionário” para expor no cantinho da leitura.

      PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
ESCOLA: Municipal Projeto Produzir
PROFESSORA: Edna de Souza Loures dos Santos
ORIENTADORA: Adelina Chaves de Almeida
MUNICÍPIO: Eunápolis-Bahia
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
TEMÁTICA: Preservação do Meio Ambiente
OBRA COMPLEMENTAR: Livro se o Lixo Falasse
ÁREA /COMPONETE CURRICULAR: Língua Portuguesa, Ciência.
ANO/ SERIE: Turma multisseriada
TEMPO ESTIMADO: 4 (quatro)dias
EIXOS: Leitura, Oralidade, Produção de Textos e Meio ambiente.
DIREITOS DA APRENDIZAGEM (OBJETIVOS):
·       Sensibilizar os alunos para a questão do lixo, e a maneira inadequada com que as pessoas os descartam;
·       Conhecer a coleta seletiva;
·       Confeccionar cartaz informativo sobre a reciclagem e coleta seletiva;
·       Identificar que nem tudo que vai para o lixo é lixo;
·       Confeccionar bonecos, bilboquê, boliche, flores com garrafas pet;
·       Antecipar sentido do texto a partir do suporte textual, título e ilustrações, identificar informações explicitas no texto;
·       Identificar as características gênero textual cartaz educativo;
·       Reconhecer a finalidade do gênero textual cartaz educativo.

CONTEÚDOS:
·       Preservação do meio ambiente;
·       Coleta seletiva;
·       Reciclagem.

RECURSOS:
·       Obras complementares - “Se o lixo falasse” ,“ Um por Todos  e Todos Por Um” ,“Rubens o Semeador”, “Jabuti Sabido e Macaco Metido”
·        Papel madeira, garrafa pet, tampinha pet, piloto permanente, elástico, tintas PVA, tesoura, cola quente, recortes, pistola.
      AVALIAÇÃO: A avaliação será mediante a participação, produção dos alunos durante o desenvolvimento do trabalho.

SITUAÇÃO DIDÁTICA (ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO)

1º MOMENTO:
·       Apresentar o livro “Se o lixo Falasse”;
·        Fazer antecipação da leitura a partir do titulo e ilustração da capa;
·       Fazer a leitura coletiva e, em seguida, a interpretação oral do texto.
·        Levantar os conhecimentos prévios das crianças sobre a temática do livro.
·        Dinamizar uma discussão direcionada para aspectos mencionados no livro: Coleta Seletiva, Reciclagem e Preservação do meio Ambiente.
·       Refletir sobre a importância da preservação do meio ambiente para as gerações futuras.

2º MOMENTO:
·       Fazer a leitura deleite “Um por Todos e Todos por Um” (obras complementares) após a leitura, retomar o momento anterior da leitura e realizar discussão direcionada para a reciclagem.
·       Apresentar proposta de confecção de um mural das descobertas sobre a reciclagem e sua importância para o meio ambiente.
·       Propor, a partir das descobertas registradas a construção de cartaz informativo e educativo sobre coleta seletiva, reciclagem e preservação do meio ambiente para expor na sala de aula.

3º MOMENTO:
·       Fazer a leitura deleite: “Rubens o Semeador” (obras complementares)
·       Trabalhar com confecção de bonecos, flores, bilboquê e boliche com garrafa pet.
·       Retomar o momento anterior com seleção do material para confeccionar os objetos citados,
·        Listar no quadro os nomes dos objetos que serão confeccionados.
·       Confecção de vai e vem, bilboquê, e boliche.

4º MOMENTO:
·       Fazer leitura deleite “Jabuti Sabido e Macaco Metido” (obras complementares);
·        Produção do Acróstico dos três RS: (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).
·        Apresentação dos brinquedos: vai e vem, bilboquê e boliche.
·       Exposição dos cartazes. 

ESCOLA MUNICIPAL NILZA BARBOSA DE OLIVEIRA
SÉRIE: 2º ANO B
PROFESSORA: TANIA REGINA SANTOS SOUZA
ORIENTADORA - GERSONILDA TAVARES DO VALE
MUNICÍPIO - EUNÁPOLIS

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA TRABALHAR UM PARADIDÁTICO

OBJETIVOS
ü  Promover a leitura e a entonação das cantigas populares como declamação poética usada em brincadeiras;
ü  Ampliar o conhecimento sobre a variedade de animais, principalmente sobre o sapo;
ü  Ler para localizar informações;
ü  Desenvolver o comportamento leitor e escritor durante o processo de produção textual.

CONTEÚDOS
ü  Práticas de leitura e escrita;
ü  Sistema de escrita: lista de compras; poema;
ü  Animais vertebrados;
ü  Ordem crescente;
ü  Ficha técnica sobre o sapo;
ü  Pintura, recorte e colagem – sapo.

ANO
ü  2º ano C

ÁREAS DO CONHECIMENTO
ü  Língua Portuguesa;
ü  Matemática;
ü  Ciências.

TEMPO ESTIMADO
ü  8 a 10 aulas

MATERIAL NECESSÁRIO
ü Folhas de sulfite, lápis de cor, cola, tesoura, etc.

LIVROS
ü  CIRANDA DAS VOGAIS – ZOÉ RIOS
ü  MATAR SAPO DÁ AZAR – HARDY GUEDES
ü  SITES PARA PESQUISAS
DESENVOLVIMENTO
1º momento
          Explore o interesse dos alunos com algumas perguntas, como por exemplo:
·       Quem consegue ler o título desse livro?
·       Quais são as vogais?
·       O que vocês estão vendo na capa? Será que esse livro vai falar de qual animal?
Passe folha por folha e deixe os alunos visualizarem tudo o que tem.

2º momento

Leitura realizada pela professora, fazendo comentários das gravuras do texto.

3º momento (1ºdia)

          Escrever na lousa os desafios que o texto trás para os alunos, tais desafios envolvem as diferenças de sentidos entre as palavras, geradas pela troca de uma vogal. Veja os exemplos:

Qual é a diferença entre:

FACA e FOCA,
PRATO e PRETO,
SAL e SOL?

BALA e BOLA,
VELA e VILA,
DADO e DEDO?

MALA e MULA,
FOLHA e FILHA,
BRANCO e BRINCO?

4º momento (2º dia)

          A professora deve esclarecer para os alunos que o livro “Ciranda das Vogais” é composto de desafios, versos e cantigas populares. Em seguida deverá escrever na lousa a cópia do poema e os alunos deverão ler, copiar e ilustrar em uma folha xerocada.
·       A professora poderá pedir aos alunos que pesquisem em casa sobre a vida dos sapos, para trabalharem nas aulas posteriores.

5º momento (3º dia)

·       A professora levará outro paradidático como apoio para as aulas de Ciências – “Matar Sapo dá Azar”- Hardy Guedes.
·       Entregar uma folha xerocada com sapinhos para pintura, recorte e colagem.
·       Fazer uma parlenda onde o aluno deverá substituir os desenhos por palavras.

6º momento (4º dia)

·       Com a pesquisa feita em casa, o aluno juntamente com a professora deverá fazer a produção escrita através de uma ficha técnica sobre o sapo.
         
Sugestão de atividade

      A professora poderá fazer uma atividade onde o aluno escreverá uma lista de compras, pois o paradidático trabalhado diz que “o sapo depois que aprendeu a ler, escreve listas de compras para a namorada Tetê”.
Universidade Federal da Bahia
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Professora: Janilda Ferreira da Fonseca de Melo
Escola: Professora Nilza Barbosa de Oliveira
Município: Eunápolis
Orientadora de Estudo: Zilma Santos Nascimento de Oliveira  

Sequência Didática
Ano/série: 1º ano
 Área/componente curricular: Língua Portuguesa
 Gênero textual:  História Rimada
Eixos: Oralidade, Leitura , Produção de texto e análise linguística
Tempo estimado: 8 semanas,( uma vez por semana)


 A consciência fonológica refere-se à percepção do som da fala. É uma capacidade cognitiva a ser desenvolvida, a qual contribui no processo de aquisição da leitura e da escrita. Sua importância está ligada a compreensão do principio alfabético e ao desenvolvimento de habilidades como o reconhecimento de sílabas e fonemas numa palavra. Esse trabalho é de suma importância no desenvolvimento de habilidades que estão relacionadas à correspondência grafonemica. Sendo assim, busco sempre explorar esse tipo de atividades com minha turma.
Direitos de Aprendizagem (Objetivos):

 Identificar semelhanças sonoras em sílabas e em rimas.
Observar e localizar palavras que rimam do livro usado.
]Listar palavras rimadas.
Saber  procurar no dicionário a grafia correta de palavras.
Fixar o texto utilizando materiais diferentes.
 Ler  o texto ou parte dele com autonomia.
Ampliar o conhecimento do gênero história rimada.
Segmentar oralmente as sílabas de palavras e comparar as palavras que rimam
Refletir sobre o Sistema de Escrita Alfabética.
Desenvolver a consciência fonológica por parte das crianças. 
Comparar a grafia de palavras que se repetem. 
 Conteúdos:
·       Comparação do gênero história rimada.
·       Identificação de palavras que rimam e suas características.
·       Consciência fonológica.
·       Práticas de leitura e escrita para apropriação do Sistema de Escrita Alfabético.
Recurso:
Livro Pêssego,pera, ameixa no pomar, cartelas com as ilustrações da história, quadro, piloto para quadro branco, piloto para papel, papel sulfite máquina fotográfica;  , cartolina, macarrão de letrinhas,cola, jogos educativos , alfabeto móvel e dicionários.
Avaliação: Acontecerá de forma contínua observando o interesse, a participação nas atividades propostas e se os alunos aprenderam a reconhecer nos textos palavras que rimam e ainda se os mesmos desenvolveram a consciência fonológica, identificando partes que se repetem nas palavras trabalhadas, além de verificar se conseguem criar novas rimas.     

Momentos planejados (etapas de desenvolvimento)
1º momento - Leitura do livro Pêssego, pera, ameixa no pomar
·       Explicar aos alunos que durante 8 semanas, uma vez por semana, eles aprenderão mais sobre histórias rimadas.
·       Explorar a capa, a contra capa, as ilustrações.
·       Explorar os conhecimentos prévios sobre rimas através de conversa dirigida.
·       Fazer uma lista com as palavras rimadas que eles conhecem.
·       Procurar no dicionário palavras elencadas, mas que são desconhecidas pelos mesmos.
Traduzido por Ana Maria Machado
2º momento- Releitura do livro pêssego, pera, ameixa no pomar

·       Reler o livro rimado para os alunos.
·       Questioná-los sobre as rimas que aparecem no livro.
·       Dividir a turma em grupos de 5 componentes para que organizem as cartelas com as ilustrações do livro e coloquem na seqüência da história.
 3º momento- Retomada dos nomes dos personagens

·       Retomar o nome dos personagens, escrevendo no quadro.
·       Ler os nomes dos personagens, observando sua escrita.
·       Distribuir fichas com as ilustrações do livro.
·       Colocar tiras ao lado das ilustrações para que identifiquem as que estiverem sem par.
·       Colagem do nome dos personagens no ofício. 

 4º momento- Sequência da história

·       Escrever no quadro as quatro primeiras linhas da história e pedir  as crianças que identifiquem as palavras que se repetem.
·       Separar as crianças em grupos e lhes entregar tiras com partes da história e pedir que coloquem em ordem segundo a sequência que aparecem. 

 5º momento- Semelhanças na escrita das palavras

·       Conversar com os alunos sobre a característica rimada da história e sobre  o que
as palavras que rimam têm de parecido.
·       Escrever no quadro frases da história para que as crianças identifiquem as semelhanças na escrita das palavras.
·        Utilizar o alfabeto móvel para que formem o nome de palavras que aparecem
na história. 

 6º momento- Elaboração de lista

·       Retomar com as crianças as palavras rimadas do livro.
·       Propor que elas digam outras palavras que rimem com aquelas do livro para
que juntos façamos uma lista.

7º momento- Leitura coletiva e construção com outros nomes para os personagens

·       Escrever o texto no quadro e pedir para as crianças lerem coletivamente
 Identificando as palavras que rimam.
·       Propor que troquem os nomes dos personagens por outros que rimem com as
palavras do texto.

 8º momento- Leitura compartilhada

·       Convidar as crianças para ler trechos do livro, fazendo desse momento uma leitura compartilhada.


ANEXOS 
LEITURA DO LIVRO

LEITURA COMPARTILHADA DO TEXTO

SEQUENCIANDO HISTÓRIAS



 ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ DE ARAÚJO SANTANA
PROFESSORA JUDELIA CARLOS MIRANDA FERREIRA DA SILVA
ORIENTADORA DE ESTUDO: MARGARETE BRUNORO
MUNICÍPIO DE EUNÁPOLIS


SEQUÊNCIA DIDÁTICA

TEXTO BASE: FÁBULA - A ABELHA CHOCOLATEIRA – (KÁTIA CANTON)


Público alvo: 1º ANO

DURAÇÃO: Uma semana

CONTEÚDOS:

Gênero textual: Fábula
Leitura e Interpretação de texto
Produção Oral e Escrita
Análise Lingüística: Letras, palavras, sílabas.

OBJETIVO GERAL:

Conhecer o gênero textual fábula para valorização e compreensão da cultura escrita.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Produzir textos orais e escritos
Estimular a leitura
Desenvolver a capacidade de ouvir
Mostrar a diversidade entre as pessoas
Valorizar o individua e suas peculiaridades

DESENVOLVIMENTO

APRESENTAÇÃO (Conhecimento prévio e apresentação do gênero textual)

  1. Organização dos alunos em círculo na sala;
  2. Leitura da fábula pela professora (fantoches, slides, etc.);
  3. Levar para a sala revistas para os alunos procurarem figuras de objetos iguais com características diferentes;
  4. Os alunos devem recortar e colar em uma cartolina diferente e verbalizarem como um mesmo objetivo pode ter características diferentes;
  5. O professor deverá levar a figura de uma abelha e colméia e perguntar aos alunos sobre o que conhecem sobre a vida das abelhas devendo “completar” os sobre conhecimentos dos alunos sobre habitat, o trabalho em equipe, a produção do mel etc.;
  6. O professor deve falar do suporte escolhido para apresentar a fábula e comentar sobre o gênero (narrativa com diálogo (fala dos personagens) e animais que se comportam como gente, etc.)

1ª ETAPA: (produção oral, interpretação e compreensão textual)

  1. Reconto oral da fábula: pedir aos alunos que identifiquem início, meio e fim;
  2. Perguntas:
a)    Por que as abelhas começaram a criticar Anita?
b)    Anita não fazia o mesmo trabalho das outras?
c)     E por que, mesmo assim, as abelhas não estavam satisfeitas com o trabalho dela?
d)    Neste caso, a produção de chocolate pela abelha Anita deveria ser rejeitada pelo simples fato de ser diferente da produção dos outros?
e)    Vocês conhecem alguém que já passou por uma situação de rejeição por ser diferente dos outros?
f)      Isso é certo? Como devemos tratar as diferenças dos outros.


2ª ETAPA: (análise lingüística)

1.     Professor deve pedir aos alunos que falem os personagens do texto e objetos fazendo uma lista no quadro:
2.     O professor deve ler acompanhando a palavra para que os alunos percebam a articulação da fala e pedir que os mesmos repitam;
3.     Peça aos alunos que identifiquem as letras das palavras da lista no alfabeto exposto na sala;
4.     Pedir aos alunos  que falem outras palavras que comecem ou terminem com o mesmo som/fonema - letra
5.     Colocar no quadro as palavras da lista com lacunas para que os alunos identifiquem a letra/som que falta peguem no alfabeto móvel a letra/som corresponde e colem no quadro completando a lacuna
AVALIAÇÃO

3ª ETAPA: (produção escrita)

A avaliação será através de todas as atividades, observando os avanços dos alunos quanto ao conhecimento sobre o gênero textual apresentado, bem como atividade de análise linguística. 
ANEXOS




PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA.
ESCOLA MUNICIPAL NICOLAU COELHO
SÉRIE: 1º ANO – A TURNO: VERSPERTINO
PROFESSORA ALFABETIZADORA: JANE GLAUCIA NASCIMENTO SOUZA
ORIENTADORA – NEIRIAN AFONSO DA PAZ VIEIRA 
                                                  
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
VAMOS PASSEAR NO BOSQUE

GÊNERO TRABALHADO
·       Canções.
CONTEÚDO
·       Canção: Vamos Passear No Bosque.
TEMPO ESTIMADO
·       Três dias.
COMPONENTE CURRICULAR
·       Língua Portuguesa.
RECURSOS
·       Cartaz 6 e 7 do Pacto Bahia, cartolina, papel de ofício,  livro didático, sabonete, pente camisa, bermuda, pão, abacaxi.
OBJETIVO GERAL
·       Participar de situações de uso de linguagem oral utilizando o procedimento da escrita, apreciando de gênero textual CANTIGA para compreender e superar as dificuldades encontradas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·       Entender que a leitura e escrita desafiam a nossa imaginação e possibilita nosso crescimento intelectual;
·       Utilizar diferentes linguagens como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias;
·       Propiciar uma relação criativa crítica e libertadora com a escrita, mostrando-se como desafio para qualquer processo de democratização e mudança social coletiva;
·       Incentivar a formação de leitores.
·       Despertar o gosto pela leitura, formando estudantes mais críticos coerentes e com maior facilidade de interpretação;
·       Ampliar o vocabulário, as experiências de leitura com o grupo e individualmente;
·       Incentivar o estudante a compreender e utilizar as regras ortográficas da Língua Portuguesa.
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO
·       Apresentação do texto Vamos Passear no Bosque para os alunos;
·       Leitura em grupos e coletiva. A leitura cantada tornará bastante prazerosa, pois a maioria dos alunos já a conhecem;
·       Realização da interpretação do texto;
·       Releitura do texto, destacando as palavras mais importantes no quadro: lobo, bosque, sabonete, pente, camiseta, bermuda, pão, abacaxi e jardim e realização da reflexão metalinguística falei o significado de cada uma;

·       Dramatização, levar para sala de aula todos os objetos mencionados no texto. Com  a máscara de lobo fazer mímica e os alunos falarão que ação que eu estou desenvolvendo.






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